O QUE PODE O PROFESSOR DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO?

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis

Autor: Fábio Moreira Vargas; Douglas Rodrigues Barros

Resumo:

O presente texto procura se mover na articulação entre três questões: Que pode um professor? Que pode um professor de filosofia? Que pode um professor de filosofia no Ensino Médio? Procura-se responder a essas perguntas que, longe de serem acréscimos retóricos uns sobre os outros, são determinações absolutamente fundamentais para a interpretação do fenômeno estudado: filosofia e educação escolar. Parece-nos que sem arriscar uma interpretação que vise preencher cada uma dessas perguntas não se terá atingido toda potência do assunto, mais: cada uma das possíveis respostas, e são certamente várias, afeta decisivamente o conteúdo da reflexão para a questão seguinte. É nessa relação que nos moveremos aqui, reiteramos: que pode um professor, enquanto professor, que leciona filosofia, enquanto a especificidade da filosofia, em um espaço muito determinado de ação, a saber, o ensino médio, fazer? Adiantamos um componente que se desdobrará da nossa resposta/interpretação: certamente, através de nosso constante apelo à memória, ele pode fazer muito.

Abstract:

This manuscript aims to articulate three key issues: “what can the teacher(do)?”, “what can the philosophy teacher (do)?”, “what can (do) the philosophy teacher in secondary education?” It also intends to answer those questions - that are far from being rhetorical increases one on the other -, which are determinations fundamental in the interpretation of the phenomenon herein studied: the philosophy – school education relationship. It seems that, without attempting to draw an interpretation which fulfils each of those three questions, one cannot fully reach the power of such subject. In addition, each possible answer decisively affects the content of the reflection for the following question. It is based on these conjectures that we address the proposed reflections; once again: given the restricted space of action that corresponds to secondary education, what can the philosophy teacher do, face to the specificity of this subject (philosophy)? In advance, we share one of the components of our answer/interpretation: certainly, through our constant call for memory, the philosophy teacher can do a lot.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.04.p31

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8443

Palavras-Chave: Professor de filosofia, Ensino Médio, Memória e Filosofia

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