FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: MATERIAIS E MÉTODOS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis

Autor: Wagner Teles de Oliveira

Resumo:

Trata-se de apresentar algumas considerações sobre o papel da Filosofia no ensino médio, tendo como ponto de partida o contraste entre um diagnóstico sobre a situação do ensino de Filosofia no Estado da Bahia e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Esse contraste permite-nos refletir sobre os métodos de ensino como relacionados ao perfil de formação dos professores que atuam no ensino de Filosofia. Apresentamos razões por que julgar serem os textos clássicos da História da Filosofia imprescindíveis ao ensino de Filosofia, aspectos que permitem compreender os métodos e materiais como diretamente relacionados à formação dos professores e, por fim, apresentamos razões que tornam possível compreender que o papel a ser exercido pela Filosofia na formação dos estudantes do ensino médio só pode realizar-se à medida que o ensino subordinar-se à concepção segundo a qual o ensino de Filosofia não pode prescindir dos textos clássicos da História da Filosofia, sendo um dos principais desafios da Filosofia no ensino médio tornar esses mesmos textos acessíveis aos estudantes. Assim, a Filosofia no ensino médio põe duas ordens de questões diretamente relacionadas e das quais depende o seu sucesso: pensar novos tipos de recursos didáticos e repensar a formação dos professores.

Abstract:

This is a presentation of a few considerations about the role of Philosophy in middle school with a start point in the contrast in between diagnosis of the philosophy teaching situation in the State of Bahia and the Curriculum Orientation for Middle School. This contrast allows us to reflect about the teaching methods related to the profile of teachers training that currently works in the teaching of Philosophy. Therefore we present reasons on why to consider classic texts of Philosophy History essential to the teaching of Philosophy, aspects that permit the comprehension of material and methods as directly related to the teachers training. We also present reasons that makes possible to understand that the role of Philosophy played in the students development in middle school can only be done if the teaching subordinates to the conception that Philosophy teaching can not go without the classic texts of Philosophy History, turning into a challenge to make those texts available to students of Philosophy in middle school. Therefore Philosophy in middle school present two orders of different questions directly related and which it success depends: to think about new teaching resources and rethink about teachers training.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.05.p55

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8444

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Formação de professores, Recursos didáticos

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