IMPLICAÇÕES SOCIAIS E DIDÁTICA FILOSÓFICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis

Autor: Marcos Machado

Resumo:

Este texto tem como objetivo apontar algumas considerações a respeito de uma possibilidade de didática filosófica no âmbito do Ensino Médio, pois no que diz respeito à filosofia enquanto disciplina, o tratamento da questão didática entre os docentes dessa área é efetuado de maneira pífia. Por essa razão, pretende-se apresentar o modo pelo qual os costumes de determinada sociedade interferem na elaboração de uma proposta didática filosófica nesse nível de ensino e indicar que toda metodologia, sobretudo filosófica, deve considerar a situação contextual, projetar certo tipo de civilização e idealizar certos tipos de comportamentos, antes de sugerir qualquer didática. Além disso, pretende-se também analisar os pressupostos dos estudantes. Principalmente, quando eles imaginam que suas determinações de uma aula diferente resolveriam a problemática relação entre o que ensinar e como ensinar. Com efeito, quando estudantes do Ensino Médio sugerem: “professor nos dê uma aula diferente”, quais implicações estariam, mesmo que de maneira velada, nesses tipos de discursos? O que eles estão entendendo por diferente quando exigem uma aula com outras configurações? Que tipo de aula almejam? Quais fatores externos interferem em suas inquietações?

Abstract:

This text aims to point out some considerations about a possibility of philosophical didactics in the scope of High School, because in what concerns philosophy as a discipline, the treatment of the didactic question among the teachers of this area is done in a irrisory way. For this reason, it is intended to present the way in which the customs of a certain society interfere in the elaboration of a didactic philosophical proposal at this level of education and indicate that every methodology, especially philosophical, must consider the contextual situation, project a certain type of civilization and idealize certain behaviour types, before suggesting any didactics. In addition, it is also intended to analyze the assumptions of students. Above all, when they imagine that their determinations of a different class would solve the problematic relationship between what to teach and how to teach. In effect, when high school students suggest: "teacher give us a different class", what implications are, even if veiled, in these kinds of speeches? What do they understand by different when they demand a lesson with others configurations? What kind of class do they crave? What external factors interfere in their concerns?

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.08.p110

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8447

Palavras-Chave: Didática, Didática filosófica, Ensino filosófico, Sociedade, Modernidade

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