A POLITECNIA COMO CURRÍCULO FILOSÓFICO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis

Autor: Alex Lara Martins

Resumo:

A perspectiva filosófica da politecnia surge como uma alternativa realizável para a educação profissional de nível médio e técnico no Brasil. O objetivo deste artigo é estabelecer os marcos conceituais da politecnia, seja em oposição à técnica e à ciência compreendidas separadamente, seja como uma crítica à hierarquização dos saberes. O modelo curricular pautado pela politecnia pressupõe a articulação dos saberes e ter em vista a formulação de projetos integradores.

Abstract:

The philosophical view of polytechnics arises as a realistic alternative for the middle level education program in Brazil. The aim of this paper is to establish the conceptual frameworks of polytechnics, whether in opposition to the technique and science understood separately, or as a critique of knowledge hierarchies. The curricular polytechnic model emphasizes the articulation of knowledge and the formulation of integrative projects.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.09.p130

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8449

Palavras-Chave: Politecnia, Ensino Médio, Técnica, Currículo

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions