LINHAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PLASTICIDADES DOS ENCONTROS RIZOMÁTICOS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis

Autor: Ramires Fonseca Silva; Liége Maria Sitja Fornari

Resumo:

Este artigo propõe-se a investigar as possíveis convergências entre a filosofia da diferença elaborada por Gilles Deleuze em parceria com Félix Guattari e o campo da formação docente contemporânea, reconhecendo que as narrativas educativas contemporâneas são produzidas em territórios instituídos a partir de uma linearidade instrumental com impactos significativos no percurso dos formandos. Nesse sentido, pretende-se problematizar a formação docente, inserindo um pensar educativo de perspectiva elíptica, oblíqua, sem centro, em que combinações são produzidas nos atos experienciais via encontros criativos. Tem-se como objetivo também identificar nexos estabelecidos em dimensões rizomáticas num solo imanente entre o horizonte da territorialidade educacional e a concepção construtiva de modos de subjetividades no movimento da processualidade. Trata-se, portanto, de examinar os agenciamentos conceituais de viés inventivo na processualidade formativa instituída.

Abstract:

This article proposes to investigate the possible convergences between the philosophy of difference elaborated by Gilles Deleuze in partnership with Félix Guattari and the field of contemporary teacher education, recognizing that contemporary educational narratives are produced in territories established from a linearity with significant impacts on trainees. In this sense, it is intended to problematize teacher education by inserting an educational thinking of an elliptical, oblique perspective, without center, in which combinations are produced in the experiential acts through creative meetings. The objective is also to identify nexuses established in rhizomatic dimensions in an immanent soil between the horizon of educational territoriality and the constructive conception of modes of subjectivity in the processuality movement. It is, therefore, to examine the conceptual links of inventive bias in the established formational process.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.11.p162

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8451

Palavras-Chave: Encontro, Filosofia da diferença, Formação docente, Rizoma

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