EM DEFESA DO ENSINO DA FILOSOFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE HANNAH ARENDT E THEODOR ADORNO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 24 (2018): Edição Especial - Filosofia no Ensino Médio • Revista Kínesis

Autor: Wanderley José Deina

Resumo:

O artigo procura articular algumas ideias dos ensaios “Pensamento e considerações morais”, de Hannah Arendt, e de “Anotações sobre o pensar filosófico”, de Theodor Adorno, para sustentar a necessidade da permanência da filosofia no Ensino Médio como disciplina obrigatória. Respeitando as insuperáveis distinções entre os dois pensadores, procura explorar, além daquilo que é explicitado objetivamente em suas reflexões, um sentido comum de preocupação com o mundo, de respeito à democracia, de interesse pela educação e de dedicação à filosofia.

Abstract:

The article intends to articulate some of the ideas of Hannah Arendt's “Thinking and Moral Considerations” and Theodor Adorno's “Annotations on Philosophical Thinking” to support the need for the permanence of philosophy in High School as a compulsory subject. Respecting the insuperable distinctions between the two thinkers, it intends to explore, beyond what is objectively explained in their reflections, a common sense of care for the world, respect for democracy, interest in education, and dedication to philosophy.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.13.p196

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8453

Palavras-Chave: Filosofia, Ensino, Educação, Adorno, Arendt

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