EPISTEMOLOGIA SOCIAL E CRITÉRIOS DA ARGUMENTAÇÃO MONOLÓGICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 23 (2018): Edição Especial - Epistemologia e Filosofia das Ciências e da Tecno • Revista Kínesis

Autor: Rodrigo Freitas Costa CANAL

Resumo:

Neste trabalho, argumento que uma parte do projeto de Alvin Goldman, em teoria da argumentação, lógica informal e epistemologia analítica contemporânea, pode ser entendido como uma epistemologia social veritista da argumentação monológica, e que este projeto procura responder, em parte, ao problema do propósito e da função da argumentação, defendendo por isso uma tese sobre o objetivo que a argumentação deve ter para funcionar adequadamente. Para isso, 1) apresento como esse programa trata especificamente a noção de argumentação monológica, 2) bem como os critérios necessários dessa modalidade de argumentação, procurando demonstrar a ideia do filósofo da forma pela qual a argumentação deve funcionar para permitir que cumpra uma função veritativa. Além disso, sobre o ponto 1) argumento também que o projeto de Goldman faz parte de um projeto que tem sido chamado de abordagem epistemológica a argumentação. De forma a consubstanciar o ponto 2), discutiremos um conjunto de oito normas da boa argumentação monológica.

Abstract:

In this work, I argue that a part of Alvin Goldman's project in argument theory, informal logic, and contemporary analytical epistemology can be understood as a veritistic social epistemology of monological argumentation, and that this project seeks to respond in part to the problem of purpose and the function of the argumentation, thus defending a thesis about the objective that the argumentation must have to function properly. In order to do this, 1) I present how this program deals specifically with the notion of monological argumentation, 2) and the necessary criteria of this modality of argumentation, trying to demonstrate the philosopher's idea of how the argumentation should work to allow it to fulfill a veritative function. Moreover, on point 1) I also argue that the Goldman project is part of a project that has been called the epistemological approach to argumentation. In order to substantiate point 2), we will discuss a set of eight norms of good monological argumentation.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n23.04.p24

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8044

Palavras-Chave: Epistemologia Social Veritista. Epistemologia da argumentação Monológica. Critérios da boa argumentação. Alvin Goldman.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions