O ACONTECER DA VERDADE NA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Bruno José do Nascimento Oliveira

Resumo:

O presente trabalho pretende analisar o texto de Martin Heidegger A origem da obra de arte, consistindo em conferências proferidas em 1935 e 36 publicada na década de 50, no livro intitulado Caminhos da Floresta (Holzwege). Heidegger é considerado um dos principais pensadores do século XX. A preocupação do autor nesta obra é pela natureza da obra de arte, como o próprio título já sugere, mas Heidegger apenas explicita e aponta o caminho para resolver o enigma da pergunta pelo fundamento da obra de arte. O objetivo deste trabalho é discutir a questão da verdade, que se define como um dos momentos mais importantes da filosofia de Heidegger. Iremos trabalhar com a noção de verdade na obra de arte e de como autor desenvolve tal ideia em seus textos. Em primeiro lugar abordaremos a noção de verdade para os gregos retomando o sentido originário de verdade como alétheia, em seguida veremos como o conceito de verdade difere do conceito de adequação, focando principalmente na relação entre mundo e terra que abandona o conceito tradicional de verdade e funda uma nova acepção a partir da arte. A questão da verdade não é uma questão aleatória no pensamento de Heidegger, entretanto representa uma questão extremamente problemática e muito mal compreendida ao longo do tempo, mas que foi entendida, a partir dos gregos, como uma questão fundamental e indissociável dos demais temas estudados pela filosofia.

Abstract:

The present work intends to analyze the text of Martin Heidegger The origin of the work of art that is used in conferences given in 1935 and 36 and published in the 50's in the book titled Forest paths (Holzwege). Heidegger is considered one of the leading thinkers of the twentieth century, the author's concern in this work is the nature of the work of art, as the title itself already suggests, but Heidegger only makes explicit and points the way to solving the puzzle of the question by the foundation of the work of art. The purpose of this paper is to discuss the question of truth, which is defined as one of the most important moments of Heidegger's philosophy. We will work with the notion of truth in the work of art, and how Heidegger develops such an idea in his texts. Firts, we will approach with the notion of truth for the Greeks returning to the original sense of truth as alétheia, then we will see with the concept of truth differs from the concept of adequacy, focusing mainly on the relation between world and earth that abandons the traditional concept of truth and founds a new meaning from art. The question of truth is not a loose question in Heidegger's sense, but it is an extremely problematic question and not understood over time, but it was seen as a fundamental and inseparable issue from the other themes studied by philosophy

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.05.p13

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8056

Palavras-Chave: Heidegger. Arte. Filosofia.

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