O IMPENSADO EM HUSSERL: UMA LEITURA DE ADORNO DA FENOMENOLOGIA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Ronaldo Manzi

Resumo:

esse texto busca mostrar a originalidade da leitura de Adorno da obra husserliana. Não se trata exatamente de uma interpretação nos moldes acadêmicos, mas de uma leitura que força o texto husserliano a ir contra ele mesmo. Mais do que buscar algo que força o texto, no extremo, o que Adorno nos propõe é que no próprio texto trabalha algo que o autor não tem domínio (o impensado em Husserl). Adorno mostra, assim, como é impossível pensarmos a filosofia fora do seu contexto econômico.

Abstract:

This paper aims to show the originallity of Adorno´s reading about the Husserl´s work. It is not exactly about an academic interpretation, but a reading which try to push the Husserls text against itself. In the limit, More than look for pushing the text, what Adorno is coming up with in the own text works something that the author has no mastery (the unthought in Husserl). Adorno argues how impossible is think the philosophy outside its economic context.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.17.p176

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8071

Palavras-Chave: Fenomenologia. Imediaticidade. Mediato. Impensado. Contingente.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions