ENTRE A LIBERDADE E A OPRESSÃO: OS RISCOS DA IGUALDADE DEGENERADA EM UNIFORMIDADE NA OBRA DE TOCQUEVILLE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Rosângela Almeida Chaves

Resumo:

Como Alexis de Tocqueville (1805-1859) se esforça em mostrar em seu grande clássico, A democracia na América, a igualdade é o fundamento maior da democracia (não no sentido de um estado social real, mas de uma percepção igualitária das relações sociais). O fenômeno democrático não pode ser dissociado do processo de igualização das condições – a igualdade representa o elemento dominante das sociedades modernas. O problema é que esse processo pode evoluir tanto para um regime de democracia liberal ou para um modelo sociopolítico no qual prevaleça algum tipo de tirania, que pode se materializar na forma de uma “tirania da maioria” ou do despotismo democrático representado pelo “poder tutelar” de um Estado centralizador. Como a tirania da maioria e o poder tutelar estão relacionados ao que podemos chamar de uma “degeneração” do ideal de igualdade nas sociedades democráticas, degradada em uniformidade e homogeneidade, é nesse sentido, conforme pretendemos argumentar nas páginas a seguir, que se instala na obra de Tocqueville um conflito entre igualdade e liberdade.

Abstract:

As Alexis de Tocqueville (1805-1859) strives to show in his great classic, Democracy in America, equality is the major foundation of democracy (not in the sense of a real social state but of an egalitarian perception of social relations). The democratic phenomenon can not be dissociated from the process of equalization of conditions − equality represents the dominant element of modern societies. The problem is that this process can evolve either to a regime of liberal democracy or to a sociopolitical model in which some kind of tyranny prevails, which can materialize in the form of a "majority tyranny" or democratic despotism represented by "tutelary power" of a centralizing state. As the tyranny of the majority and the tutelary power are related to what we can call a "degeneration" of the ideal of equality in democratic societies, degraded in uniformity and homogeneity, it is in this sense, as we intend to argue in the following pages, that it is installed in the work of Tocqueville a conflict between equality and freedom.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.18.p192

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8072

Palavras-Chave: Política. Democracia. Igualdade. Liberdade.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions