ENTRE LIBERDADE E DETERMINAÇÃO: CÉZANNE SOB O OLHAR DE MERLEAU-PONTY

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Tiago Nunes Soares

Resumo:

Nas reflexões de Merleau-Ponty, presentes em seu texto sobre A dúvida de Cézanne, podemos ressaltar duas maneiras de abordar a criação pictórica: uma dando maior peso às determinações, às influências, à personalidade, às experiências de vida do pintor; e outra que se desenvolve a partir de uma reflexão sobre a liberdade que caracteriza o processo criativo. A primeira via atribui a peculiaridade da pintura de Cézanne à sua esquizoidia, ao seu temperamento difícil, ao seu isolamento. A segunda aponta esses elementos também como consequências e não apenas como causas do projeto do pintor, resguardando a liberdade do artista. Merleau-Ponty pretende mostrar que a vida e a obra do pintor estão emaranhadas, mas também que a obra não é pura consequência dos dados da vida, nem fruto de um total desprendimento com relação a eles. O filósofo pretende fugir de concepções tendenciosas que explicam a obra ou como uma necessidade imposta pelos dados da vida, ou como fruto de uma capacidade de transcendê-los totalmente. Vejamos como Merleau-Ponty lida com esse problema e qual é o caminho por ele proposto para pensar o sentido da obra.

Abstract:

In Merleau-Ponty's reflections in his text on Cézanne's Doubt, we can highlight two ways of approaching pictorial creation: one giving greater importance to determinations, influences, personality, life experiences of the painter; and another one, developed from a reflection on the freedom that characterizes the creative process. The first way attributes the peculiarity of Cezanne's painting to his schizoidness, his difficult temperament, his isolation. The second points these elements also as consequences and not only as causes of the painter's project, safeguarding the freedom of the artist. Merleau-Ponty intends to show that the painter's life and work are entangled, but also that the work is not purely a consequence of the data of life, nor of the total detachment from it. The philosopher intends to evade tendentious conceptions that explain the work or as a necessity imposed by the data of life, or as the consequence of an ability to completely transcend them. Let us see how Merleau-Ponty deals with this problem and what is the way he proposes to think the meaning of the work.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.21.p254

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8075

Palavras-Chave: Merleau-Ponty. Cézanne. Filosofia. Pintura

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions