A ARTE EM SARTRE: UMA INSTÁVEL RELAÇÃO ENTRE REAL E IMAGINÁRIO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Vinicius X. Hoste

Resumo:

O objetivo deste artigo é abordar a questão da obra de arte na filosofia de Sartre como uma relação instável entre a realidade e a irrealidade. O que se quer mostrar aqui é que a arte, da maneira como é entendida pelo filósofo francês, não se dá diretamente à percepção, mas exige que a consciência opere uma negação daquilo que é percebido e forme a partir disso uma imagem. Isso, contudo, não significa que a matéria real da obra não possua importância alguma, já que é somente através dela que a irrealidade da imagem pode se manifestar.

Abstract:

The aim of this article is to address the question of the art in Sartre’s philosophy as an unstable relationship between reality and unreality. What we want to show here is that art, as understood by the French philosopher, does not go directly to perception, but requires that consciousness operates a denial of what is perceived and forms an image of it. This, however, does not mean that the real matter of art has no importance at all, since it is only through it that the unreality of the image can manifest itself.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.22.p267

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8076

Palavras-Chave: Arte. Real. Irreal. Imagem. Percepção.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions