KIERKEGAARD E O TRACTATUS: UMA BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 22 (2018) • Revista Kínesis
Autor: Wagner de Barros
Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de expor e problematizar as interpretações de James Conant e Patricia Dip acerca das relações entre Kierkegaard e o Tractatus. A presença de Kierkegaard nos manuscritos de Wittgenstein, constatada tanto em Cultura e Valor quanto em Denkbewegungen, chama a atenção porque apresenta uma proximidade entre duas tradições aparentemente antagônicas: a analítica e a existencial. Nesse contexto, muitos autores buscam identificar elementos comuns capazes de justificar as afirmações de Wittgenstein sobre Kierkegaard.
Abstract:
The goal of this paper is to expose and problematize the interpretations of James Conant and Patricia Dip about the relations between Kierkegaard and the Tractatus. The presence of Kierkegaard in Wittgenstein's manuscripts, noted in Culture and Value and Denkbewegungen, draws attention because it presents a closeness between two apparently antagonistic traditions: the analytic and the existential. In this context, many authors seek to identify common elements capable of justifying Wittgenstein's statements about Kierkegaard.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.23.p281
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8077
Palavras-Chave: Análise bibliográfica. Kierkegaard. Wittgenstein. Linguagem. Comunicação indireta.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions