CIÊNCIA E SENSO COMUM: BOAVENTURA E AS CRÍTICAS A VISÃO BACHELARDIANA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 21 (2017) • Revista Kínesis

Autor: Joselia Santos Cirqueira; Deivide Garcia da Silva Oliveira; Lília Ferreira Souza Queiroz; Nadja Azevedo de Jesus; Lilia Santos da Silva

Resumo:

Este trabalho se propõe a analisar as críticas de Santos acerca da relação ciência e senso comum de Gaston Bachelard. Nesse sentido, Santos argumenta que a construção epistemológica bachelardiana defende o rompimento da cultura científica com o senso comum. Dito isso, o senso comum acaba sendo diminuído em detrimento do conhecimento científico e este trazendo uma imagem inadequada tanto do senso comum, quanto da própria ciência. Logo, Santos acredita que estamos caminhando para uma nova relação entre ciência e senso comum, em que uma cultura faz parte da outra e ambas constroem uma nova proposta de conhecimento.

Abstract:

This paper proposes to analyze critical of Santos the relation of the science and common sense of Gaston Bachelard. In this sense, Santos argue that epistemological construction bachelardiana defend breakup of scientific culture whit the common, thoughts like this, on what common sense is often diminished on detriment of scientific knowledge, has contributed for training of an inappropriate image so much common sense how much of science itself. However, instead the Bachelard, Santos believe that we are walking for a new relationship between science and common sense, on what a culture is part of the other and they both cost something new.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n21.09.p100

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7753

Palavras-Chave: Senso comum; Conhecimento científico; Reencontro.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions