CORPO, CÉREBRO E AMBIENTE: O ORGANISMO COMO ALICERCE DA MENTE CONSCIENTE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 21 (2017) • Revista Kínesis

Autor: Leonardo Ferreira Almada; Luiz Otávio de Sousa Mesquista

Resumo:

O presente artigo se propõe analisar uma concepção interdisciplinarmente orientada da relação entre a mente (consciente) e o corpo enraizado no ambiente. Em vista desse propósito, propomos atribuir um papel de destaque à corporeidade na emergência e estruturação da mente consciente, indo ao encontro de um grande número de contemporâneos filósofos, psicólogos e cientistas cognitivos. Propomos uma concepção de organismo como a inextricável associação entre encéfalo, corpo-propriamente-dito e ambiente, o que nos leva a rejeitar a ideia de organismo reduzida ao cérebro e ao corpo-propriamente-dito. Com base nessas delimitações teórico-conceituais básicas, nosso estudo busca extrair consequências filosóficas da tese de que a emergência da autoconsciência remete a uma via dupla de incessantes relações entre os receptores neurais dedicados a mapear o corpo e os canais de informações corporais dirigidos às estruturas encefálicas. A análise filosófica dessa concepção científica nos propiciará avançar para a investigação acerca das dimensões fenomenológicas da autoconsciência corporal, no interior da qual tangenciaremos o problema das relações entre o esquema do corpo e a intencionalidade corporificada.

Abstract:

This article proposes to analyze an interdisciplinarily-oriented notion of the relationship between the mind (conscious) and the body embedded in the environment. In view of this purpose, we propose to assign a prominent role to the body in the emergence and structuring of the (conscious) mind, meeting a large number of contemporary philosophers, psychologists, and cognitive scientists. We propose a conception of the organism as the inextricable association between brain, body-proper and environment, which leads us to reject the idea of organism reduced to the brain and the body itself. Based on these basic theoreticalconceptual delimitations, our study seeks to extract philosophical consequences of the thesis that the emergence of self-consciousness refers to a double path of incessant relations between the neural receptors dedicated to map the body and the channels of body information directed to the encephalic structures. The philosophical analysis of this scientific conception will enable us to advance to the investigation of the phenomenological dimensions of bodily self-consciousness, within which we will tune to the problem of the relations between the body schema and embodied intentionality.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n21.10.p110

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7754

Palavras-Chave: Relações corpo-cérebro e ambiente. Consciência, mente e self. Senciência.Esquema do corpo.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions