O IMAGINÁRIO DAS MÁQUINAS ROBOTIZADAS NA FICÇÃO CIENTÍFICA E A SEMIÓTICA PEIRCEANA: BREVE REFLEXÃO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 20 (2017) • Revista Kínesis

Autor: Lívia de Pádua Nóbrega; Maria Aparecida Moura

Resumo:

Em 1887, Charles Sanders Peirce publicou o artigo Logical Machines no número inaugural do American Journal of Psychology, o que, desde então, fomentou discussões sobre as máquinas lógicas, inclusivea possibilidade de máquinas semióticas. O presente artigotem o objetivo deorganizar uma reflexão sobre o conceito, os limites e as possibilidades das máquinas raciocinantes segundo a perspectiva peirceana e assimtecer uma aproximação sobre como estas máquinassão apresentadas em produtos midiáticos de ficção científica audiovisual. Toma-se como objeto de análise a androide Sharon da saga americana Battlestar Galactica, sendo esta personagem umaunidade significativa que configura um complexo de signos. Serão observados como se dão os processos de semiose articulados por meio da personagem a partir de seus modos de ser e estar na narrativa a fim de compreender a potência semiósica de um gênero ficcional que extrapola as fronteiras das máquinas lógicas, levando para as telas a representação de máquinas semióticas complexas.

Abstract:

In 1887, Charles Sanders Peirce published the article Logical Machines in the first number of American Journal of Psychology, which fostered discussions about logical machines until the possibility of semiotics machines. This article aims to organize a reflection about the concept, limits and possibilities of the reasoning machines, according to the Peircean perspective to do an approximation about how these are presented in audiovisual Science Fiction midiatics products. The object of analysis is the androide Sharon, from american series Battlestar Galactica, as a meaningful unit that configure a complex of signs. Semiosis processes will be observed through the characters and his ways of being in narrative to comprehend the power of signification of a fictional genre that extrapolate the borders of logical machinesto presented on its screens the representation of complex semiotics machines.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n20.12.p200

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7733

Palavras-Chave: Máquinas. Semiótica. Peirce. Ficção Científica. Imaginário.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions