UMA ÚLTIMA VISITA, UM NOVO VERBETE: APONTAMENTOS SOBRE A GÊNESE DA CARTA A D?ALEMBERT

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 9 n. 20 (2017) • Revista Kínesis

Autor: Rafael de Araújo e Viana Leite

Resumo:

Este artigo busca explicitar a gênese da Carta a d’Alembert, escita por Jean-Jacques Rousseau em 1758, com a intenção de compreender melhor sua reação negativa frente ao verbete ‘Genebra’, saído no sétimo volume da Enciclopédia, mais precisamente em relação à sugestão para que fosse estabelecida uma companhia de comédia na cidade genebrina. Defenderei a hipótese segundo a qual não foi surpreendente a reação de Rousseau, ainda que ele amasse a cena teatral e fosse escritor de peças dramáticas.

Abstract:

This paper tries to clarify the genesis of the Lettre to d’Alembert, written by JeanJacques Rousseau in 1758. Our goal is to better comprehend the philosopher’s reaction concerning the suggestion found in Encyclopedia’s article on Geneva which says that a comedy company would be established in the city. I shall defend the hypothesis that Rousseau’s reaction wasn’t surprising, even if he did love the theatrical scene and wrote dramatical pieces.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n20.13.p208

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7734

Palavras-Chave: Rousseau. Voltaire. Carta a d?Alembert. Teatro.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions