A REFERÊNCIA HISTÓRICA PARA O CONCEITO DE INCONSCIENTE EM KANT: A REPRESENTAÇÃO OBSCURA EM LEIBNIZ E BAUMGARTEN

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Aline Brasiliense dos Santos BRITO

Resumo:

Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de inconsciente em Kant, tendo em vista a concepção de Leibniz e Baumgarten como duas referências históricas importantes na formulação deste conceito. Para Leibniz, o campo do inconsciente é o confuso ou obscuro, e para Baumgarten, o reino das trevas, que constitui o fundo da alma. Segundo estes dois autores, o ‘inconsciente’ ou o ‘obscuro’ é característico da faculdade inferior, a sensação. Por sua vez, para Kant, o inconsciente é definido como um gênero amplo de representações presente no campo teórico, prático e estético, concepção que representa um diferencial com relação a estes dois filósofos que lhe antecederam nesta discussão.

Abstract:

This article aims to present the concept of the unconscious in Kant, in view of the conception of Leibniz and Baumgarten as two important historical references in the formulation of this concept. For Leibniz, the field of unconscious is the confused or obscure, and for Baumgartem, the kingdom of darkness, which is the foundation of the soul. According to these two authors, the ‘unconscious’ or ‘obscure’ is characteristic of lower faculty, the sensation. In turn, for Kant, the unconscious is defined as a broad genre representations present in field theorist, practical and esthetic, conception which represents a differential with relation to the two philosophers who preceded him in this discussion.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.02.p1

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7693

Palavras-Chave: Inconsciente. Obscuro. Referência. Kant. Leibniz. Baumgarten.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions