O SIGNIFICADO DE FILOSOFIA NA METAFÍSICA DE ARISTÓTELES E SUA INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Ana Carla de Abreu SIQUEIRA

Resumo:

O objetivo do presente artigo é apresentar e discutir o significado de filosofia para Aristóteles e Martin Heidegger. Apesar da distância temporal, iremos considerar as semelhanças entre os dois pensadores. Em um primeiro momento, fazemos uma leitura das páginas iniciais da Metafísica, obra na qual aparece a visão do saber segundo Aristóteles. A busca da fundamentação do saber levou o grego ao nascimento da filosofia. Em seguida, tentamos fornecer, de maneira breve, uma análise da questão acerca desta experiência do saber, através de uma apropriação do pensamento originário dos gregos e, em especial, de Aristóteles. Neste sentido, podemos explorar algumas considerações sobre a influência exercida em Heidegger por Aristóteles acerca do conceito de filosofia.

Abstract:

This paper attempts to present and discuss the meaning of philosophy to Aristotle and Martin Heidegger. Despite the temporal distance, we will consider some similarities between the two thinkers. Firstly, we will make a reading from the first pages of Metaphysics, work in which appears Aristotle’s view of knowledge. The search for the foundations of knowledge had leaded the greek to philosophy’s birth. Then we aim briefly to provide, through Heidegger’s appropriation from greek’s original thought and, especially, Aristotle’s, an analysis from the question of this experience of knowledge. In this sense, we can explore some considerations on the influence exerted on Heidegger by Aristotle about the concept of philosophy.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.03.p18

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7694

Palavras-Chave: Filosofia. Metafísica. Aristóteles. Heidegger.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions