SLAVOJ ?I?EK E JACQUES RANCIÈRE: A RECONSTRUÇÃO DA CRÍTICA DIALÉTICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Artur Sartori KON

Resumo:

O ensaio procura promover o encontro entre dois dos mais relevantes projetos filosóficos do tempo presente: o do filósofo esloveno Slavoj ?i?ek, controverso pensador hegeliano-lacaniano marcado ao mesmo tempo pela densidade de suas obras sobre o idealismo alemão (à qual remeteremos aqui) e pelo caráter pop de suas intervenções sobre política e cultura contemporâneas, e o do francês Jacques Rancière, autor mais austero e nem por isso menos celebrado de diversas reflexões sobre os cruzamentos entre estética e política, e que evita explicitar uma linhagem de pensamento. Acreditamos ser possível, dessa forma, elencar alguns dos pontos centrais de uma continuação e reconstrução do pensamento crítico dialético no presente.

Abstract:

This essay attempts to promote an encounter between two of the most relevant philosophical projects of our time: that of Slovenian philosopher Slavoj ?i?ek, the controversial Hegelian-Lacanian thinker remarkable for the density of his works on German Idealism (to which we here refer) and at the same time for the pop appeal of his interventions on contemporary politics and culture, and that of French author Jacques Rancière, the soberer (although also renowned) author of many reflections on the possibilities of crossing aesthetics and politics, who avoids naming a singular lineage of thought. We believe this approach makes it possible to discover some of the central points for a continuing and reconstruction of dialectical critical thought today.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.05.p46

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7696

Palavras-Chave: Dialética; filosofia contemporânea; Jacques Rancière; Slavoj ?i?ek.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions