WITTGENSTEIN, KUHN E A CIÊNCIA COMO UM JOGO DE LINGUAGEM

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Francisco Renato TAVARES

Resumo:

esse artigo pretende explorar semelhanças entre os trabalhos de Wittgenstein e de Thomas Kuhn. Para isso, comparamos a ideia de linguagem como jogo, desenvolvida nas Investigações Filosóficas, com a ideia de ciência normal como resolução de quebra-cabeça, desenvolvida em A estrutura das revoluções científicas. Embora sejam encontradas diferenças, algumas ideias de Wittgenstein estão presentes na obra de Kuhn.

Abstract:

this paper intends to explore similarities between the works of Wittgenstein and Thomas Kuhn. For that, we compared the idea of language as a game, developed in Philosophical Investigation, with the idea of normal science as puzzle solving, developed in The Structure of Scientific Revolutions. Although differences are found, some of Wittgenstein's ideas are present in Kuhn's work.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.10.p109

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7701

Palavras-Chave: Wittgenstein. Kuhn. Linguagem. Ciência.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions