OPERADORES DE CONSEQUÊNCIA E RELAÇÕES DE CONSEQUÊNCIA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Hércules de Araújo FEITOSA; Angela Pereira Rodrigues MOREIRA; Marcelo Reicher SOARES

Resumo:

Neste artigo analisamos o operador de consequência de Tarski e algumas relações de consequência num ambiente conjuntista de lógica universal. Neste âmbito, mostramos propriedades e axiomas relativos a estas definições que implicam e são implicadas por outras. Também mostramos a independência de algumas delas e lapidamos os conceitos envolvidos nestas noções abstratas que caracterizam lógicas em contexto universal.

Abstract:

We analyses the Tarski’s consequence operator and some definitions of consequence relations. In the context of universal logic, we show properties or axioms of these definitions that implies and are implied by others. We show independence of some of them and improve the knowledge about these abstract logics notions.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.12.p156

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7703

Palavras-Chave: Operador de consequência. Relações de consequência. Lógica. Lógica universal.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions