UMA REFLEXÃO SOBRE A CIÊNCIA E OS DESASTRES AMBIENTAIS À LUZ DA ÉTICA DE HANS JONAS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Raimunda Diva de Vasconcelos RIBEIRO e José Machado Moita NETO

Resumo:

O objetivo deste artigo consiste em analisar as consequências que a ciência e a técnica, separadas da ética, trazem ao homem e à natureza. O trabalho inicia com uma contextualização, seguida de uma breve revisão bibliográfica sobre a ciência para dar sustentação ao estudo, no tocante à postura do homem contemporâneo em relação ao meio ambiente. Logo após, uma questão filosófica, em particular, o ethos científico, é analisada na visão de Hans Jonas, a saber, como o fortalecimento da relação entre ciência e ética pode contribuir para que haja uma vida harmoniosa entre o homem e a natureza. Por fim, o artigo conclui que o estabelecimento da relação ciência e ética propicia condições para evitar o uso inadequado dos inventos da ciência aplicados ao homem e ao meio ambiente.

Abstract:

The purpose of this article is to analyze the consequences of science and technology, apart from ethics, have on human beings and nature. This paper starts with a contextualization, followed by a brief science literature review to support the study of contemporary man attitude toward to the environment. Hereafter, a philosophical question, in particular, the scientific ethos, is analyzed in Hans Jonas’ vision, namely, how the relationship strengthening between science and ethics can contribute to a harmonious life between human being and nature? Finally, the article concludes that the establishment of the relationship between science and ethics provides conditions to prevent the inappropriate use of science inventions applied to man and the environment.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.17.p223

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7708

Palavras-Chave: Ciência. Técnica. Problemas ambientais. Ética jonasiana.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions