POR QUE O REPRESENTACIONALISMO CONDUZ INEVITAVELMENTE AO CETICISMO? A CRÍTICA DE THOMAS REID À EPISTEMOLOGIA DE DAVID HUME
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 18 (2016) • Revista Kínesis
Autor: Claudiney José SOUSA
Resumo:
Reid, mais conhecido como o pai da filosofia escocesa do senso comum, fez uma discussão extensa e detalhada do que ele chama de "teoria das ideias” em suas obras An Inquiry into the Human Mind on the Principles of Common Sense e Essays on the Intellectual Powers of Man. Nestas obras, dá ênfase ao tema das percepções, principalmente da filosofia de Hume. Reid acredita que os pontos de vista representacionistas de Hume e de seus contemporâneos são falhos, uma vez que levam inevitavelmente ao ceticismo. Como resposta aos argumentos céticos de Hume, Reid propõe a rejeição da teoria das ideias e a adoção dos princípios do senso comum de sua teoria realista direta da percepção.
Abstract:
Reid, better known as the father of Scottish philosophy of common sense, made an extensive and detailed discussion of what he calls the "theory of ideas" in his work An Inquiry into the Human Mind on the Principles of Common Sense and Essays on the Intellectual Powers of Man. In these works emphasizes the theme of perceptions, especially of Hume's philosophy. Reid believes representationalist views of Hume and his contemporaries are flawed, since inevitably lead to skepticism. How to answer skeptical arguments Hume, Reid proposes the rejection of the theory of ideas and the adoption of the principles of common sense of its direct realist theory of perception.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n18.21.p297
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7712
Palavras-Chave: Teoria das ideias. Representacionalismo. Ceticismo. Princípios do senso comum.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions