METAPSICOLOGIA E PRINCÍPIOS CLÍNICOS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 17 (2016): Edição Especial • Revista Kínesis

Autor: Izabel Cristina BARBELLI

Resumo:

A pesquisa sobre as características epistemológicas da psicanálise freudiana exige uma análise voltada para os critérios com os quais Freud estabeleceu os parâmetros experimentais constituintes dos processos de construção e validação dos conceitos metapsicológicos e uma análise sobre a natureza da racionalidade que fundamenta a estruturação do arcabouço conceitual da teoria metapsicológica a partir da busca de leis endopsíquicas formuladas por articulação lógica dos resultados adquiridos na pratica clínica. Trata-se, portanto, de analisar se tais critérios podem, de fato, proporcionar a essa teoria uma efetiva referencia à realidade psíquica humana.

Abstract:

The research about the epistemological characteristics of the Freudian psychoanalysis requires an analysis focused on the criteria in which Freud established the experimental parameters within the construction and validation processes of the metapsychological concepts, as with an analysis about the nature of the rationality that substantiates the structures of the conceptual framework of the metapsychological theory starting with the search of endopsychic laws formulated by logical articulation of acquired results in the clinical practice. Therefore, it deals of analyzing whether such criteria may, or may not, provide this theory an effective reference to the human psychic reality.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n17.08.p136

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6441

Palavras-Chave: Freud. Metapsicologia. Clínica. Epistemologia.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions