SATISFATIBILIDADE LÓGICA E A QUASE-VERDADE DE NEWTON DA COSTA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 17 (2016): Edição Especial • Revista Kínesis

Autor: Luiz Henrique da Cruz SILVESTRINI

Resumo:

A quase-verdade ou verdade pragmática foi introduzida por Newton da Costa e seus colaboradores como uma estrutura formal que pode ser empregada como a concepção de verdade inerente às ciências empíricas. No presente artigo, iremos abordar o conceito de quaseverdade por meio de duas noções (formalizações) distintas, a saber, a definição de quasesatisfação, proposta por Bueno e de Souza (1996), e a noção de satisfação pragmática, introduzida por Coniglio e Silvestrini (2014). A despeito da definição de Bueno e de Souza permitir uma interpretação da quase-verdade mais próxima de uma visão empirista, mostramos o quanto ela pode ser discrepante do ponto de vista formal com a proposta original de da Costa. Desse modo, defendemos o uso da formalização da quase-verdade por meio da noção de satisfação pragmática, uma definição mais geral, visto que ela engendra lógicas paraconsistentes adequadas para tal noção.

Abstract:

The quasi-truth or pragmatic truth was introduced by Newton da Costa and collaborators as a formal structure that can be used as a truth conception inherent in empirical sciences. In this paper, we put forward the concept of quasi-truth by means of two distinct notions (formalizations), namely, the quasi-satisfaction definition, presented by Bueno and de Souza (1996), and the notion of pragmatic satisfaction, introduced by Coniglio and Silvestrini (2014). Despite such Bueno and de Souza’s definition to allow an interpretation of the quasitruth closer of the empiricist vision, we show how it can be divergent from the formal point of view in relation to da Costa’s original proposal. Therefore, we defend the use of the formalism of quasi-truth by means of pragmatic satisfaction notion, a broader definition, since it generates paraconsistent logics appropriate for such a notion.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n17.09.p152

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6442

Palavras-Chave: Quase-verdade. Quase-satisfação. Satisfação pragmática.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions