KANT: A FORMAÇÃO DA REPÚBLICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 16 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Aylton Barbieri DURÃO

Resumo:

Pretende-se expor o modo como, segundo Kant, a humanidade se aproxima da constituição republicana, tomando como fio condutor uma reconstrução da história filosófica narrada em diversas obras das décadas de 1780 e 90. Neste sentido, espera-se mostrar como a humanidade, com o auxílio da natureza, chega ao despotismo esclarecido (que ele considera ser a etapa atual), em que o monarca governa de modo republicano como se as leis emanassem da vontade do próprio povo, promovendo reformas na constituição vigente espontaneamente ou impelido por revoltas, o que originará a constituição republicana, a única capaz de fomentar a paz; além disso, a necessidade de custear as guerras futuras gera um sistema financeiro internacional que estabelece uma arbitragem entre os estados com a finalidade de evitar a bancarrota generalizada, o que conduz a uma federação de estados e a um direito cosmopolita.

Abstract:

It is intended to expose the way, according to Kant, humanity approaches the republican constitution, taking as a guide the reconstruction of philosophical history narrated in several works of the 1780's and 90's. In this regard, it is expected to show as humanity, with the help of nature, it comes to enlightened despotism (which he considers to be the current stage), where the monarch governs republican way if the laws emanated from the will of the people themselves, promoting reforms in the current constitution spontaneously or driven by revolts, which give rise to the republican constitution, the only able to promote peace; Furthermore, the need to fund future wars generates an international financial system that establishes an arbitration between states in order to avoid widespread bankruptcy, leading to a federation of states and a cosmopolitan law.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.02.p1

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6412

Palavras-Chave: Kant. História. Constituição. República. Guerra.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions