NEM DUALISMO, NEM MONISMO: A TOTALIDADE INDIVISA DE DAVID BOHM

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 16 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Cínthia Roso OLIVEIRA; Sofia Inês Albornoz STEIN

Resumo:

Em Filosofia da Mente, as propostas mais conhecidas são a dualista e a monista, que, em geral, respectivamente, concebem que ou existem duas substâncias no mundo, uma mental e uma material, ou que só existe um tipo de substância, ideal ou material. A proposta denominada dualismo de substância é conhecida atualmente mais como objeto de crítica, sendo que prevalecem no momento diferentes versões da proposta monista, versões ou materialistas ou neutras, como o dualismo de propriedades. Nesse texto, o objetivo é interpretar e contextualizar nesses debates a teoria da totalidade indivisa de David Bohm, que chamaremos de holista. Para tanto, explicaremos inicialmente as características principais da perspectiva bohmiana. Em um segundo momento, mostraremos por que ela não pode ser considerada nem monista e nem dualista. Para num terceiro momento, defender que as características da perspectiva bohmiana se assemelham mais a um tipo de proposta holista.

Abstract:

Themost known perspectives inPhilosophy of Mind are the dualist and the monist. The former one claims that there are two substances in the world, one mental and one material. Some dualists will say that these substances can causally interact, others will deny this possibility. The second one claims that there exists only one kind of substance. For some, this latter would be, non-material while for others, it would be material. The dualism of substance is currently more criticized than supported, and the most usual nowadays is to find materialist monists, or neutral monists, which agree with properties dualism. This paper aims to show that David Bohm’s theory on undivided wholeness should be rated as an specific kind of holism. In order to accomplish this, we will start by explaining the main features of bohmian perspective. In a second moment, we intend to explain why it could not be considered either a monism or a dualism. And, in a third moment, we will claim that traits of bohmian perspective are similar to those of a holist proposal.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.03.p13

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6413

Palavras-Chave: Totalidade indivisa. Holismo. David Bohm.

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