SOBRE DIALÉTICA E O CONCEITO DE HISTÓRIA EM ?DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO?: UM PARALELO ENTRE BENJAMIN E FREUD

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 16 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Virginia Helena Ferreira da COSTA

Resumo:

Este artigo pretende debater alguns aspectos em torno da dialética presente no livro “Dialética do Esclarecimento” de Adorno e Horkheimer. Nossa abordagem trata de dois pontos envolvidos nessa temática: a defesa de que a dialética exposta na obra se dá entre uma antropologia de base teórica freudiana e uma sociologia que encontra no pensador marxista Sohn-Rethel o principal autor que teria influenciado os escritores de Frankfurt. Diante de uma dialética que se exibe em uma noção de sujeito e em sua relação ao meio social, tentamos mostrar como a noção que fundamenta tais interações se baseia em uma preocupação teórica com o problema da historicidade. Com isso, passamos a tratar de nosso segundo ponto, a saber, da apresentação das ”Teses sobre o conceito de história” de Walter Benjamin, relacionando-a a uma temporalidade inconsciente presente na teoria de Freud.

Abstract:

This article intends to discuss some aspects around the dialectic in the book "Dialectic of Enlightenment" of Adorno and Horkheimer. Our approach addresses two issues involved in this theme: the idea that the dialectic presented in this work occurs between a Freudian theoretical anthropology and a sociology that finds on the Marxist thinker Sohn-Rethel the lead author that would have influenced the writers of Frankfurt. Front of a dialectic that shows itself in a notion of the subject and its relationship to the social environment, we try to show how the notion underlying such interactions is based on a theoretical concern with the problem of historicity. Thus, we are dealing with our second point, namely the presentation of the "Theses on the Concept of History" by Walter Benjamin, relating it to an unconscious temporality presented in Freud's theory.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.05.p49

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6415

Palavras-Chave: Dialética. Antropologia. Sociologia. História. Inconsciente.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions