ESTÉTICA CONTRA ÉTICA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CRÍTICA DA FACULDADE DO JUÍZO DE IMMANUEL KANT

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 16 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Jefferson Martins CASSIANO

Resumo:

Este texto analisa a relação entre estética e ética a partir da Crítica da Faculdade de Julgar de Immanuel Kant. Nesse sentido, busca-se considerar a contribuição da estética para a formação do cidadão do mundo. Para tanto, propõe-se uma breve introdução à relação entre ética e estética e situar a posição ocupada pela Crítica da Faculdade do Juízo na filosofia kantiana. Com isso, pode-se avaliar a estética do belo e do juízo do gosto como símbolo do moralmente bom e seus aspectos antropológicos. A partir dessa perspectiva é possível reconhecer a importância que a estética adquire na formação do pensamento cultural do homem moderno.

Abstract:

This paper aim to analyze the relation between aesthetics and ethics towards Kant’s Critique of Aesthetics Judgment. In this sense, we seek to consider the aesthetics contribution to the formation of citizen of the world. At this end, we propose a brief introduction to relate between aesthetics and ethics so that situate the position occupied by the Critique of Aesthetics Judgment in the Kant’s philosophy. Then, we can identify the aesthetics of beauty and the judgment of taste as morally good symbol and its anthropological aspects. From this view, we can recognize the relevance that aesthetics acquires in formation of cultural thinking of modern man.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.13.p167

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6423

Palavras-Chave: Kant. Estética. Ética. Crítica. Juízo.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions