PARA ALÉM DA JUSTIÇA: A SOLIDARIEDADE EM HABERMAS E LEVINAS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 8 n. 16 (2016) • Revista Kínesis

Autor: Jefferson Polidoro DIAS

Resumo:

O presente artigo tem por meta expor a relação entre o princípio de Solidariedade e Justiça existente nos pensamentos de Jungen Habermas e Emmanuel Levinas. Analisar-se-á a hipótese de que o pensamento de Levinas sobre a solidariedade como fundamento da justiça teria inspirado a elaboração deste mesmo princípio por parte de Habermas, como um complemento à justiça formal. O trabalho investiga os pressupostos e as definições existentes em suas respectivas filosofias, possibilitando, assim, entendimento das relações e alcance filosófico das mesmas.Considera-se lícito o estudo da temática de Justiça e Solidariedade em ambos autores devido ao fato de compreendê-la como o princípio de colaboração entre os homens, o que pode garantir uma maior efetividade do próprio sentido e da aplicação da justiça, indo muito além das questões formalistas e resgatando o caráter humano das relações.

Abstract:

This article is aims to expose the relation between the principle of solidarity and justice existing in the imagination of Jungen Habermas and Emmanuel Levinas. We will analyze the hypothesis that the thought of Levinas about the solidarity as foundation of justice have inspired the writing of this same principle by Habermas, as a supplement to formal justice. The work investigates the assumptions and existing definitions in their respective philosophies, enabling its understanding of the relationships and philosophical scope. To study the theme of Justice and Solidarity in both authors is considered lawful, due to understand how the principle of collaboration among men, what can ensure a larger effectiveness of the proper sense of justice, going far beyond the formalistic issues and redeeming character human relations.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.15.p196

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/6425

Palavras-Chave: Habermas. Levinas. Justiça.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions