ERRÂNCIAS ESTÉTICAS: SURREALISMO, SITUACIONISMO E ARTE RADICANTE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Ricardo Nascimento FABBRINI

Resumo:

Esse artigo caracteriza o projeto moderno na arte e na arquitetura pela esperança de reconciliação entre arte e vida, destacando, em seu interior, o intento de tomar o “caminhar como prática estética”; como nas vagâncias dadá-surreais dos anos 1910 e 1920, herdadas da flânerie baudelaireana do século XIX; nas deambulações situacionistas e nas peregrinações da land art, dos anos 1960 e 1970; e, no período dito pós-vanguardista, no nomadismo dos artistas radicantes, na expressão de Nicolas Bourriaud, dos anos 1990 e 2000. Mostramos, por fim, que embora o artista radicante compartilhe com as vanguardas o objetivo de produzir a vida cotidiana como obra de arte, delas se distancia porque não é movido pelo intento de libertar a potência revolucionária do desejo, abrindo-se à imponderabilidade do devir, mas pela ideia de trocas culturais enquanto prática intersubjetiva conforme o paradigma contemporâneo da comunicação.

Abstract:

This paper features the modern project in art and architecture for the hope of reconciliation between art and life, emphasizing in its interior, the attempt to take the “walk as an aesthetic practice”; as of the Dada-surreal wanderings of the 1910s and 1920s, inherited from the nineteenth century’s Baudelairean flânerie; the situationist wanderings and land art pilgrimages of the 1960s and 1970s; and in the so-called post-avant-garde period, the nomadism of grounding artists, as per Nicolas Bourriaud, of the 1990s and 2000s. The paper shows that although the grounding artist shares with the artistic avant-garde the objective to produce everyday life as a work of art, it moves away because from it because this artist he is not moved by the attempt to free the revolutionary power of desire, opening up the weightlessness of becoming, but the idea of cultural exchange as intersubjective practice as contemporary paradigm of communication.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5700

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5700

Palavras-Chave: Errância. Radicante. Vanguarda. Comunicação. Revolução.

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