RESPONSABILIDADE PELA AÇÃO E CARÁTER

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Tania Schneider da FONSECA

Resumo:

É na segunda metade do século XX que começou um movimento de resgate de uma concepção de moralidade baseada na noção de virtude e não na noção de princípios. Este artigo pretende abordar a questão da responsabilidade moral a partir de uma perspectiva da teoria da Ética das Virtudes. Para tanto, serão abordadas as seguintes noções: ação voluntária, escolha deliberada e o princípio das possibilidades alternativas. O objetivo deste artigo é analisar a responsabilidade pela ação e pelo caráter tentando avaliar se é possível atribuir responsabilidade moral sem se comprometer com o princípio das possibilidades alternativas, quando este é baseado sobre a ética das virtudes.

Abstract:

It is in the second half of the twentieth century that began a rescue movement of a conception of morality based on the notion of virtue rather than on the notion of principles. This article aims to address the issue of moral responsibility from a perspective of the theory of Virtue Ethics. In order to make it, will be addressed the following notions: the voluntary action, the deliberate choice and the principle of alternative possibilities. The purpose of this article is to investigate responsibility for the character and for the actions trying to assess if this is possible without a commitment to the principle of alternative possibilities in the attribution of responsibility, when this is based on a virtue ethics.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5703

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5703

Palavras-Chave: Ação. Caráter. Possibilidades Alternativas. Responsabilidade Moral.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions