SARTRE E AS REGIÕES DO SER: DA CONSCIÊNCIA AO EM-SI

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Vinicius Xavier HOSTE

Resumo:

O objetivo deste artigo é expor a concepção sartreana de Ser, ou seja, tentaremos demonstrar como o filósofo francês opera a divisão do Ser em duas regiões: a consciência (chamada por ele de Ser-Para-si) e o Ser-Em-si. Para isso partiremos, principalmente, das considerações feitas na introdução da obra O Ser e o Nada, onde Sartre, a partir da descrição de fenômeno, chega a concepção da consciência. Será preciso, em seguida, esclarecer as estruturas da consciência para que, por fim, possamos mostrar como a própria consciência exige a existência de um outro tipo de Ser que não é si mesmo: o Ser-Em-si.

Abstract:

Le but de cet article c’est d'exposer la conception sartrienne de l'Être, c’est-à-dire, on va essayer de démontrer comment le philosophe français exploite la division de l'Être en deux régions: la conscience (appelé par lui d’Être-Pour-soi) et l'Être-En-soi. Pour ça on va partir, principalement, des considérations faites dans l'introduction du travail L’Être et le Néant, où Sartre, en partant de la description du phénomène, atteint la notion de conscience. Il faut ensuite éclairer les structures de la conscience de sorte que, finalement, soit possible de montrer comment la conscience elle-même exige l'existence d'un autre genre d'Être qui nest pas elle-même: l’Être-En-soi.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5707

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5707

Palavras-Chave: Fenomenologia. Consciência. Ser. Ser-Para-si. Ser-Em-si.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions