SOCIABILIDADE NA FILOSOFIA POLÍTICA DE HEGEL: SUPERAÇÃO DA ABORDAGEM GREGA E MODERNA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis

Autor: John Karley de Sousa AQUINO

Resumo:

Para os gregos a universalidade era a condição necessária para a sociabilidade; para os modernos era a particularidade o fundamento da sociabilidade. É a partir da resolução dessa contradição que Hegel desenvolve sua ética e filosofia política para o qual a relação de reciprocidade entre universalidade e particularidade é a conditio sine qua non da sociabilidade. O presente artigo se propõe esclarecer a resposta de Hegel acerca de qual seria o fundamento da sociabilidade e sua solução dialética a questão ao resolver as contradições entre à perspectiva dos gregos e dos modernos.

Abstract:

To the greeks the universality was the necessary condition to sociability, to the moderns its basis was the particularity. Overcoming this contradiction Hegel develops his Ethics and Political philosophy. The relation of reciprocity between universality and particularity is the conditio sine qua nonof sociability. This article proposes highlights the effective content of sociability and the dialectical resolution to the contradictions between the greek and the modern approach.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5714

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5714

Palavras-Chave: Sociabilidade. Hegel. Universalidade. Particularidade.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions