JEAN PIAGET: KANTISMO EVOLUTIVO E INFLUÊNCIA ROUSSEAUNIANA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 15 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Diandra Dal Sent MACHADO

Resumo:

O presente artigo apresenta as influências de Jean-Jacques Rousseau e de Immanuel Kant sobre o pensamento de Jean Piaget. No campo epistêmico, o posicionamento de Piaget diz respeito, sobretudo, à defesa da ideia de que o ser humano se constrói como sujeito cognoscente, isto é, como alguém capaz de conhecer. Ele propõe que existe um desenvolvimento do sujeito cognoscente e esse desenvolvimento está atrelado ao movimento de interação. Neste artigo, defende-se a Epistemologia Genética de Piaget como um kantismo evolutivo, ao passo que propõe o sujeito como capaz de modificar suas estruturas cognitivas conforme sua própria atividade. Nesse mesmo sentido, faz-se também a defesa de que o kantismo evolutivo de Piaget só se fez possível como herdeiro do pensamento de Rousseau, sobretudo quanto à ideia de desenvolvimento da razão.

Abstract:

The present paper presents Jean-Jacques Rousseau's and Immanuel Kant's influence on Jean Piaget's thought. As far as epistemics are concerned, Piaget's position is related, most of all, to the defense that the human beings build themselves as learning subjects, i.e., as someone capable of knowing. He proposes that there is a development of the learning subject and that that development is tied to the movement of interaction. In this paper, Piaget's Genetic Epistemology is construed as an evolutive kantism, while it is proposed that the learning subject is capable of modifying its learning structures according to its activity. In the same way, we defend that Piaget's evolutive kantism was only possible to come to being as an heir of Rousseau's thought, mainly in what regards the idea of the development of reason.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5716

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5716

Palavras-Chave: Jean Piaget. Epistemologia Genética. kantismo Evolutivo. Jean-Jacques Rousseau. Desenvolvimento. Razão Construída.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions