A PRECARIEDADE HISTÓRICO-ONTOLÓGICA COMO FUNDAMENTO ABISSAL DA ?METAFÍSICA DO DASEIN?

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 13 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Daniel TOLEDO

Resumo:

Visamos delinear um determinado horizonte de compreensão aberto por uma relação de transcendência acerca de um sentido ontológico que excede nossa inserção no mundo fático, mas que só pode ser confrontado justamente a partir de nossa dinâmica existencial projetada a partir de uma temporalidade histórica que delimita nossa condição de finitude revelando uma precariedade determinante em especial para a fenomenologia.

Abstract:

We aim to outline a certain comprehension horizon open by a relation of transcendence regarding an ontological sense that exceeds our insertion in the factual world, but that can only be confronted from our existential dynamics projected from a historical temporality which delimits our finite condition revealing a determinant precariousness especially to phenomenology.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n13.5445

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5445

Palavras-Chave: Heidegger. Precariedade. Metafísica

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions