INESGOTABILIDADE E CRITICABILIDADE DA OBRA DE ARTE: A NOÇÃO DE IDEIA ESTÉTICA SEGUNDO KANT E A TESE DE BENJAMIN SOBRE A CRÍTICA DE ARTE NO ROMANTISMO ALEMÃO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 13 (2015) • Revista Kínesis
Autor: Nathan Menezes Amarante TEIXEIRA
Resumo:
Ao tratar da beleza artística no §46 da Critica da faculdade do juízo, Kant afirma ser característico do artista o talento de genialidade. Segundo o autor, tal talento seria algo que lhe é natural e através do qual o artista seria capaz de fazer de suas obras a exposição daquilo que ele irá chamar posteriormente no §49 de Ideias estéticas. Estas ideias tendo como característica principal a possibilidade de não serem completamente incluídas em um conceito, conferindo assim à obra uma pluralidade de significados. Por sua vez, em sua tese de doutorado intitulada O conceito de crítica de arte no romantismo alemão, Walter Benjamin propõe-se a analisar o conceito de crítica presente nos românticos, sustentando como tese principal que a verdadeira crítica para tais autores consiste em desdobrar as potencialidades inerentes às obras. Desta forma, a proposta do presente trabalho consiste em mostrar que as características principais que uma "verdadeira" obra de arte possui no pensamento kantiano enquanto exposição de Ideias estéticas, são profundamente análogas àquelas que Benjamin vê nos românticos através do conceito de crítica de arte.
Abstract:
When dealing with the artistic beauty in §46 of the Critique of Judgment, Kant claims to be characteristic of the artist the talent of genius. According to the author, such talent would be something that is natural to him and through which the artist would be able to make his works the exposition of which he will call later in §49 Aesthetic Ideas. These ideas having as main characteristic the possibility of not being fully included in a concept, thus giving the work a plurality of meanings. In turn, in his doctoral thesis entitled The concept of art criticism in German Romanticism, Walter Benjamin proposes to analyze the concept of criticism present in the romantics, supporting as the main thesis that the real criticism for such authors consists in unfolding the potentialities inherent in the works. Thus, the purpose of this paper consist in showing that the main features that a "real" work of art has on the Kantian though while exposition of Aesthetic ideas, are deeply analogous to those that Benjamin find on the romantics through the concept of art criticism.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n13.5446
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5446
Palavras-Chave: Kant. Ideia Estética. Benjamin. Crítica de Arte.
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