STRAWSON, ESQUEMA CONCEITUAL E CIÊNCIA: O CASO DA PERCEPÇÃO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 7 n. 13 (2015) • Revista Kínesis

Autor: Daniel Soares da SILVA

Resumo:

Tomando como base a percepção, este artigo visa a examinar a relação entre ciência e esquema conceitual na filosofia de P. F. Strawson. Em outras palavras, a meta é explorar como Strawson entende o papel da ciência na modificação do nosso esquema básico de ideias. Para tanto, a primeira seção expõe como Strawson entende o esquema conceitual e a distinção entre metafísica descritiva e metafísica revisionista. A segunda seção analisa, em primeiro lugar, a concepção sobre a percepção de Strawson, a qual surge do exame crítico da explicação oferecida por Alfred Ayer; em seguida, três perspectivas acerca da percepção (realismo confuso, realismo científico e realismo de senso comum), tais como apresentadas em "Perception and its objects", de Strawson, são consideradas; finalmente, examina-se de que modo entender as alegações da ciência que buscam revisar o conceito comum de percepção.

Abstract:

Focusing on the perception, this paper aims at examining the relationship between science and conceptual scheme in P. F. Strawson’s philosophy. In other words, the purpose is to explore how Strawson understands the role of science in the modification of our basic scheme of ideas. For this, the first section exposes how Strawson understands the conceptual scheme and the distinction between revisionary metaphysics and descriptive metaphysics. The second section analyses, firstly, Strawson’s conception of perception, which arises from the critical examination of the account offered by Alfred Ayer; then, three views on perception (confused realism, scientific realism, and common-sense realism), as presented in “Perception and its objects”, by Strawson, are considered; finally, the paper examines how to understand the claims of science that seek to revise the common concept of perception.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n13.5456

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/5456

Palavras-Chave: Strawson. Percepção. Esquema conceitual. Ciência

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions