AS RAÍZES MARXISTAS DO PENSAMENTO DE VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 12 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Fernando Dala SANTA; Vivian BARONI

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo principal uma rápida retomada dos pressupostos básicos do marxismo e a sua identificação com a Teoria histórico-cultural, em especial com o pensamento de Lev Semionovich Vigotski. A chave para a compreensão das teorias de Vigotski está nos princípios marxistas, cuja contribuição vai muito além da influência formal que emana da sua condição ideológica. Vigotski apreendeu o método dialético marxista, da mesma forma em que incorporou e desenvolveu alguns dos seus objetivos e princípios teóricos (os conceitos de mediação e atividade, por exemplo), necessários para o desenvolvimento de uma psicologia de cunho científico, que teria um profundo impacto nas concepções educacionais contemporâneas. Tentar separar a obra de Vigotski da influência do marxismo é subestimar as suas escolhas metodológicas e, acima de tudo, desrespeitar as suas convicções teóricas e inclinações ideológicas.

Abstract:

This article has as main objective rapid resumption of the basic assumptions of Marxism and its identification with the cultural-historical theory, especially with the thought of Lev Semionovich Vygotsky. The key to understand the theories of Vygotsky’s Marxist principles, whose the contribution goes far beyond the formal influence that came from its ideological condition. Vygotsky learned the Marxist dialectical method, as it incorporated and developed some of the theoretical principles and goals (the concepts of mediation and activity, for example) required for the development of a psychology of a scientific nature, whichwould have a strong impact on contemporary educational concepts. Trying to separate the work of Vygotsky the influence of Marxism it's underestimate its methodological choices, and above all to disrespect their beliefs theoretical and ideological inclinations.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n12.4792

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4792

Palavras-Chave: Vigotski. Marxismo. Psicologia. Teoria Histórico-cultural.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions