AS IMAGENS DE SÓCRATES NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 12 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Douglas MENEGHATTI

Resumo:

Para Nietzsche, Sócrates é o principal responsável pela inversão dos valores do mundo helênico. Na obra O Nascimento da tragédia, o “projeto socrático” é uma destruição da tragédia clássica, na qual os impulsos apolíneo e dionisíaco estavam unidos: esse projeto representa a afirmação da racionalidade em detrimento da arte enquanto expressão dos impulsos trágicos. Por sua vez, no Crepúsculo dos ídolos, Nietzsche critica a ascensão da dialética socrática entre os gregos, considerando o seu caráter degenerativo contra a vida e contra os instintos. Caráter expresso nas últimas palavras de Sócrates: “Viver- significa estar há muito doente: eu devo um galo a Asclépio Salvador”. Assim, justifica-se este trabalho como uma apresentação das imagens de Sócrates nas obras acima referidas, para demonstrar os elementos principais que compõem a crítica nietzschiana à doença socrática.

Abstract:

For Nietzsche, Socrates is the main responsible for the reversal of the values of the Hellenic world. In the book The Birth of Tragedy, the "Socratic project” is a destruction of classical tragedy, in which the Apollonian and Dionysian impulses were joined: this project represents the affirmation of rationality at the expense of art as an expression of tragic impulses. In turn, the Twilight of the Idols, Nietzsche criticizes the rise of Socratic dialectic among the Greeks, considering its degenerative nature against life and against the instincts. Expressed in the last words of Socrates character: "To live - that means to be sick a long time: I owe a cock to Asclépio Salvador. Thus, this work is justified as a presentation of the images of Socrates in the works mentioned above, to demonstrate the main elements that make up the Nietzschean critical to Socratic illness.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n12.4796

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4796

Palavras-Chave: Tragédia. Dialética. Razão. Instintos.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions