O SILÊNCIO DAS IDEIAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 12 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Maycon Raul HIDALGO

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo discutir o sistema atual de ensino, desde a educação básica ao ensino superior, que perpetua um processo de reprodução de ideias, onde a inovação, o questionamento e os debates não são considerados como práticas de ensino. Partimos do pressuposto de que a formação inicial é um período de transição do professor que em geral é caracterizado por ser um processo derecepção superficial de conceitos; a pouca leitura dos clássicos e as influencias de seu próprio aprendizado fazem dos professores em formação um silenciador de ideias dos futuros estudantes. Nesse contexto, discutimos com 14 licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual do Paraná, os aspectos da História e filosofia da Ciência como ferramenta de apoio ao ensino, nosso resultados apontam para uma tendência de futuros professores em negligenciar conceitos fundamentais da construção da ciência, em partes pela cultura de fragmentação em que estiveram e estão expostos. Neste sentido, pensamos ser a História e Filosofia da Ciência uma possibilidade de se reverter este processo de reprodução e superficialização de conceitos científicos e pedagógicos no ensino de ciências, para tanto se faz necessário uma introdução destes aspectos no processo de formação de professores de ciências.

Abstract:

The objective of this issue is discussing the nowadays teaching system since primary education until college education that have been perpetuated a process of reproduction of ideas, where innovation, questions and discussions are not consider teaching practices. The initial teaching training articulates this process forming a moment of superficial reception of concepts, a little reading of the classics and the influences of own learning, make teachers in training a silencer of ideas of future students. In this context we discussed with 14 licentiate students in biological science of the State University of Paraná, aspects of the history and Philosophy of science as a teaching support tool, our results point to a tendency of future teachers in neglecting fundamental concepts of building of thescience, part of the culture of fragmentations that were and are exposed. In this way, we think to be the history and Philosophy of science a possibility to reverse this process of reduction and superficiality of scientific and pedagogical concepts in teaching of science, for this is necessary a introductions of this process in the initial teachers of science training.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n12.4798

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4798

Palavras-Chave: Ensino de Ciências. História e Filosofia da Ciência. Formação de Professores.

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