DIREITO NATURAL E HISTORICISMO EM LEO STRAUSS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 6 n. 11 (2014) • Revista Kínesis

Autor: Ricardo Manoel de Oliveira MORAIS

Resumo:

O artigo pretende articular a tese de Strauss de que o Direito Natural é defensável, tendo em vista sua necessidade. Isso porque, para sustentação de um direito além do positivo deve haver uma instância paradigmática, que é o Natural. Dessa forma, Strauss irá tentar rechaçar o historicismo e o relativismo, desconstruindo a teoria de Weber, e sustentando a possibilidade do Direito Natural, como superior e fundador do Direito Positivo.

Abstract:

The article attempt to articulate Strauss’ these that the Natural Right is defendable, because of its necessity. For the sustentation of one right beyond of the positive law, it is necessary an paradigmatic instance, that is the Natural. Thus, Strauss will try to repel the historicism and relativism, deconstructing Weber’s theory, defending the possibility of Natural Right, as superior and founder of the positive law.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4554

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4554

Palavras-Chave: Direito Natural. Direito Positivo. Historicismo. Relativismo.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions