O LEGADO DE HEIDEGGER À CONTEMPORANEIDADE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.5 n.10 (2013) • Revista Kínesis

Autor: Fabiano Leite FRANÇA

Resumo:

O objetivo deste trabalho circunscreve-se na tentativa de explicitar o posicionamento teórico do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) no âmbito da tradição do pensamento ocidental. Fundamentalmente, busca-se delinear a inserção de Heidegger no debate acerca da metafísica, no intuito de verificar as contribuições do autor à contemporaneidade. Para esta empresa, tomar-se-á como ponto de partida o parágrafo 6 e o parágrafo 44 da obra Ser e Tempo (1927), os textos O que é metafísica (1929), Sobre a essência da verdade (1936) e o ensaio A superação da metafísica (1936-1946); igualmente, porém, de forma mais periférica, serão utilizados como suporte teórico o texto Que é isto – A filosofia (1955), bem como o ensaio O fim da filosofia e a tarefa do pensamento (1964). O eixo em torno do qual se desenvolverá esta discussão é o projeto heideggeriano de “superação” da metafísica tradicional. A partir de então se verificará que se a clivagem de Heidegger não alterou substancialmente a senda da filosofia, ela seguramente introduziu um modo bastante original de se fazer filosofia que deixaria marcas na posteridade.

Abstract:

The aim of this work is limited in an attempt to clarify the theoretical position of the German philosopher Martin Heidegger (1889-1976) within the traditionof Western thought. Fundamentally, seeks to outline the inclusion of the debate about Heidegger's metaphysics in order toverify the contributions of the contemporary author. For this task, it will take as its starting point the paragraph 6 and paragraph 44 of the work Being and Time (1927), the texts What is Metaphysics (1929), On the Essence of Truth (1936) and Overcoming test metaphysics (1936-1946), however, also more peripheral, will be used as theoretical support the text What is this - philosophy (1955), as well as text The end of philosophy and the task of thinking (1964). The axis around which to develop this discussion is the design of Heideggerian "overcoming" of traditional metaphysics. From then verify that the cleavage of Heidegger did not substantially alter the path of philosophy, it certainly introduced a very original way of doing philosophy that leave marks on posterity.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n10.4540

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4540

Palavras-Chave: Contemporaneidade. Heidegger. Metafísica. Tradição.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions