FUNDAMENTOS DO ESTADO POLÍTICO EM ROUSSEAU
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v.5 n.10 (2013) • Revista Kínesis
Autor: Moisés Rodrigues da SILVA; Jhonny Nunes CUNHA
Resumo:
No primeiro livro do Contrato Social, Rousseau elabora aqueles que seriam os verdadeiros fundamentos do Estado político. Mantendo distância de seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, em que o autor faz uma descrição hipotética do surgimento da condição moral, social e política degradada do homem, o filósofo genebrino apontará, em seu Contrato Social, as condições lógicas para fundamentar legitimamente o Estado. Este trabalho pretende fazer uma breve apresentação dos conceitos fundamentais para entender a construção teórica de um Estado político legítimo.
Abstract:
In the first book the Social Contract, Rousseau prepares those who would be the real foundations of the political State. Keeping away from his Discourse on the origin and basis of inequality among men, in which the author makes a hypothetical description of the emergence of the moral, social and political condition degraded man, the philosopher of Geneve will point in your Social contract, the logical conditions to support legitimately. This work intends to make a brief presentation of the basic concepts to understand the theoretical construction of a legitimate political State.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n10.4542
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4542
Palavras-Chave: Direito. Legitimidade. Vontade Geral. Lei.
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions