HEIDEGGER E ARISTÓTELES: ENTRE THEORIA E PRAXIS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013): Edição Especial • Revista Kínesis

Autor: Lauro de Matos Nunes Filho

Resumo:

O presente artigo trata da mediação aristotélica entre theoria e praxis à luz da leitura ontológica de Heidegger, baseada no modus operandi das filosofias de Brentano e Husserlcomo ponto de abertura para uma leitura ontológica da praxis e de sua definição como Dasein.

Abstract:

This paper deals with the Aristotelian mediation between theoria and praxis in the light of Heidegger's ontological reading, based on the modus operandi of the philosophies of Husserl and Brentano as a point of opening to an ontological reading of the praxis and its definition as Dasein.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4516

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4516

Palavras-Chave: Ontologia, Fenomenologia, Theoria, Praxis e Dasein.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions