RENÚNCIA AO PERCURSO ININTERRUPTO DA INTENÇÃO: NOTAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE A TEORIA DO CONHECIMENTO, PENSAMENTO MIMÉTICO E CRÍTICA LITERÁRIA NO ENSAÍSMO BENJAMINIANO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013): Edição Especial • Revista Kínesis

Autor: Bruno Oliveira de Andrade

Resumo:

Tendo como fio condutor a ideia de que os ensaios de Walter Benjamin potencializam-se e se iluminam quando lidos em conjunto, este ensaio pretende, a partir da divisa adorniana a respeito das disposições do ensaísta – “entre as quais a disponibilidade de quem, como uma criança, não tem vergonha de se entusiasmar com o que os outros já fizeram” – apresentar uma leitura de Infância Berlinense: 1900, procurando estabelecer os contatos, ora implícitos ora explícitos, entre esse livro e outros trabalhos do autor, como o ensaio sobre a doutrina das semelhanças. Com esse percurso pretenderemos demonstrar que a noção de mímesis, discutida em sua complexidade, pode fornecer uma chave de leitura importante para se compreender momentos mais turvos do ensaísmo benjaminiano, entre os quais, um momento decisivo do livro sobre o Drama Barroco.

Abstract:

Based on the idea that Walter Benjamin’s essays became more powerful and illuminated when read together, this essay intends, from the Adornian motto about the arrangements of the essayist “among which the availbility of who, like a child, is not embarrased of being enthusiastic about what others have already done” introduce a reading of Berlin Childhood around 1900, trying to establishconnections, sometimes implicit sometimes explicit, between this book and other works of the author, such as the essay about the doctrine of the similar. In this way we intend to show that the notion of mimesis, discussed in its complexity, may provide animportant key of lecture to understand the most cloudy moments of benjamin’s essays, such as an decisive moment of the work about German tragic drama.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4526

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4526

Palavras-Chave: Walter Benjamin, ensaio, pensamento mimético.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions