ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA OPOSIÇÃO WITTGENSTEINIANA ENTRE DARSTELLUNG E BESCHREIBUNG

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013) • Revista Kínesis

Autor: Anderson Luis Nakano

Resumo:

O objetivo deste trabalho é traçar alguns paralelos históricos que existem entre a oposição Darstellung/Beschreibung tal como ela é usada por Wittgenstein no período intermediário de seu pensamento e a mesma oposição em alguns matemáticos do século XIX, pertencentes a duas escolas distintas que divergiam quanto ao método de produção matemática. Em seguida, retornaremos aos escritos de Wittgenstein, buscando mostrar em que medida esta investigação histórica pode ser útil para iluminar alguns pontos de sua filosofia e levantar alguns problemas que surgiram neste contexto.

Abstract:

The present work aims at outlining some historical parallels that exist between the opposition Darstellung/Beschreibung as it isused by the so-called “middle Wittgenstein” and the same opposition in some mathematicians of the nineteenth century, belonging to two distinct schools that differed on the method of mathematical research. Then, we will return to Wittgenstein's writings in order to show how this historical research may be useful to highlight some points of his philosophy and to raise some problems that arose in this context.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4495

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4495

Palavras-Chave: Wittgenstein intermediário, Construtivismo, Riemann, Dedekind, Weierstrass.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions