UMA ANÁLISE DO ARGUMENTO DO CONHECIMENTO DE JACKSON

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013) • Revista Kínesis

Autor: Daniel Borgoni

Resumo:

O Argumento do Conhecimento de Frank Jackson é um dos mais influentes argumentos contra o fisicalismo. Jackson defende que nenhuma informação física captura os aspectos subjetivos da experiência, os qualia. Os objetivos deste artigo são expor o argumento do conhecimento e analisá-lo submetendo-o a três críticas. A primeira é a crítica desenvolvida por Dennett que nega que Mary aprende alguma coisa quando ela vê o vermelho pela primeira vez. A segunda crítica é a hipótese da habilidade de Lewis, que afirma que quando Mary vê o vermelho pela primeira vez, aprende uma habilidade. E a terceira crítica, baseada nas identidades a posteriori do tipo água=H2O, afirma que o que Mary aprende ao ver o vermelho não corresponde a um novo fato, mas a um novo modo de apresentação de um mesmo fato físico. Concluiremos que estas críticas falham ao responder o que Mary aprende com a experiência, na medida em que não explicam o seu progresso epistêmico.

Abstract:

Frank Jackson’s Knowledge Argument is one of most influential arguments against physicalism. Jackson defends that no physical information captures the subjective aspects of experience, the qualia. The aim of this paper is to expose the knowledge argument and analyze it submitting it to three criticisms. The first is the criticism advanced by Dennett that denies that Mary learns anything when she sees red for the first time.The second criticism is Lewis ?s ability hypothesis, which says that when Mary sees red for the first time, she learns an ability. And the third one, based on a posteriori identities like water=H2O, says that what Mary learns when she sees red does not correspond to a new fact, but to a new way of presentation of the same physical fact. I will conclude that these criticisms fail to respond what Mary learns with the experience, insofar as these criticisms do not explain her epistemic progress.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4498

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4498

Palavras-Chave: Frank Jackson, Conhecimento, Informação física, Experiência, Qualia .

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