UMA INTRODUÇÃO À MORAL WEILIANA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 5 n. 09 (2013) • Revista Kínesis

Autor: Renato Silva do Vale

Resumo:

O presente artigo pretende expor considerações sobre o sentido da Moral segundo Eric Weil. Para isso tomamos como base as obras Filosofia Moral e Filosofia Política. Segundo o nosso autor, a Moral busca o seu sentido no próprio homem, tendo em si tudo o que constitui a humanidade do homem. O que ela deduz daí resume-se na afirmação de que não devemos nunca considerar um ser humano como objeto, como coisa manipulável e utilizável: devo respeitar nele a sua humanidade e tratá-lo como ser razoável (que age segundo a razão). A ação moral é ação do ser razoável que quer pôr-se de acordo consigo mesmo. A ação o homem moral é ação do homem que quer agir sobre si mesmo segundo a razão-liberdade, sendo ação no mundo e sobre o mundo.

Abstract:

This article aims to expose considerations on the sense of morality according to Eric Weil. For this we take as basis the works Moral Philosophy and Political Philosophy. According to our author, the Moral seeks its meaning in man himself, having in itself all that is man’s humanity. What she infers summed up in the statement that we should never consider a human being as anobject, as something manageable and usable: I must respect his humanity and treat it as being reasonable (which acts according to reason). Moral action is action of the reasonable being that wants to put itself in accord with himself. The action of the moral man is the action of man whowants to act on himself according to reason-freedom, being action in the world and about the world.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4505

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/4505

Palavras-Chave: Moral, Ação, Ser humano, Eric Weil

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions